<$BlogRSDURL$>

Moral & Intelectual

Sunday, August 29, 2004

MORAL & INTELECTUAL 



(pergunta de um amigo do grupo)

Olá Grupo,
Quando falamos numa evolução "intelectual e moral" falamos em que sentido?
A intelectual seria a de passarmos por experiências e aprendermos com as mesmas, e até melhora-las?
É a moral de sabermos discernir as possibilidades certas ou erradas de nossas decisões, sempre pensando no bem comum?
Dê uma luz.
Amor e Luz a todos amigos


==========================================================================

Olá amigo, tentarei dar algum caminho para a resposta...


MORAL & INTELECTUAL


Moral é seguir os caminhos que Jesus nos ensinou. No Evangelho temos o conceito de Moral bem definido. Como Kardec falou: fazer com que sua vida seja uma casa de vidro, onde todos possam olhar e você não tem vergonha de nada, nada a esconder.

Moral se distância da matéria e a intelectual precisa estar ligada com a matéria. Mas precisamos saber entender estas dependências: nós vivemos logo precisamos da matéria, mas temos que evoluir espiritualmente e só a Moral nos faculta esta possibilidade. Precisamos aprender a dosar e saber evoluir tanto intelectualmente com o moralmente mas sempre distanciando o máximo possível da matéria, cada vida mais distante um pouco.

Muito difícil entender as palavras de Paulo de Tarso, depois que todos os amigos o largaram, a sua mãe morreu de desgosto por ele ter abandonado a vida material, seu pai sua irmã, não o quiseram mais, tinham vergonha dele, ele doente, sozinho falou: "... é preciso morrer para o mundo para o Cristo nascer dentro de você..."
Intelectual se não tomarmos cuidado se confunde, envolve, abraça a matéria, sem o Cristo no coração não conseguiremos achar o verdadeiro caminho da Moral.

Um resumo poderia ser: sendo um bom estudante do Evangelho, das palavras de Jesus, todas as noites quando deitarmos, a sós com nossos pensamentos, antes de dormir, relembremos todo nosso dia e comparemos com as passagens do Evangelho. ... Nada a se arrepender, nenhuma dúvida, então estou evoluindo Moralmente, .... mas ... qualquer dúvida ... preciso repassar, refazer, reaprender, melhorar, ...

Devemos achar um ponto Q onde determinada quantidade de matéria seja necessária e suficiente para a meu corpo, será que um simples pedaço de pão bastaria? "o pão nosso de cada dia nos daí hoje".

Se pudéssemos pesar a Moral e a Intelectual, para ter-se idéia quantitativa, poderíamos dizer: em uma vida pode-se adquirir quilos de desenvolvimento intelectual, mas moral quando muito algumas miligramas. Em uma vida é comum sair do zero chegar a engenheiro, médicos, doutores, etc, adquire-se quilos e quilos de evolução intelectual, mas Moralmente falando, quando muito algumas miligramas.
Chico Xavier contava, que sempre saia do corpo consciente, e encontrava no plano espiritual, nossa pátria, inúmeros conhecidos que já haviam partido, e ele falou que nunca viu ninguém contente por ter vivido uma bela vida, principalmente os Espíritas, todos estavam tristes, dizendo: podia ter sido melhor, não devia ter feito.... agi errado ... dei muito valor a matéria...

O que faz a nossa evolução, o que marca nossa posição como espírito de peso é a evolução MORAL. Tem muita coisa no livros dos Espíritos e Evangelho...
Muitas vezes, um espirito intelectualmente avançado reencarna como um idiota qualquer, esquecendo nesta vida toda sua evolução intelectual, porque tem que adquirir a Moral. Mas um espirito moralmente evoluído, jamais esquecerá está dádiva adquirida, inclusive dependendo do grau Moral atingido ele nem reencarna mais aqui entre nós ...

Aqui vale lembrar: Uma pessoa má, pode vir a fazer atos bons, e um dia será boa, mas uma pessoa boa, nunca mais fará atos maus, porque "Uma vez bom nunca mais mau" não existe retorno.

O mau será um dia bom, mas o bom nunca mais será mau. É uma frase simples e banal, mas será que faz parte de meu entendimento: será que vejo um assassino, que mata e ri, que faz guerra e tira todo proveito para si, que sequestra, que rouba dinheiro de obras de saúde, ... será que posso ama-lo este irmão que amanhã será bom... ?

Eu interpreto assim: acredito que Deus nos criou não foi atoa, pelo simples prazer de criar, tem um objetivo sublime, claro vem de um Ser Supremo em Tudo, e Ele colocou dentro de cada um de nós tudo que precisamos para chegar lá, onde será o nosso trabalho, onde seremos úteis, justificará o motivo da nossa criação, só que colocou dentro de nós em forma de semente que irão germinar com o tempo e condições. Quando germinadas, cultivadas, crescem e tomam maravilhosas formas que mudam completamente nossos dias, e uma destas sementes é ser bom. A Moral seria o desabrochar de todas as sementes ... ou seja chegar em nosso local destino... A Intelectual seria somente adubos para as sementes, que podem trazer boas ou más colheitas ou épocas...

Abraços


----------------------------------------------------------------------------
vale a pena ver a pergunta 793 de "O Livro dos Espíritos"
-----------------------------------------------------------------------------


793. Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa?

"Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral. Credes que estais muito adiantados, porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenções; porque vos alojais e vestis melhor do que os selvagens. Todavia, não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos, praticando a caridade cristã. Até então, sereis apenas povos esclarecidos, que hão percorrido a primeira fase da civilização."

A civilização, como todas as coisas, apresenta gradações diversas. Uma civilização incompleta é um estado transitório, que gera males especiais, desconhecidos do homem no estado primitivo. Nem por isso, entretanto, constitui menos um progresso natural, necessário, que traz consigo o remédio para o mal que causa. À medida que a civilização se aperfeiçoa, faz cessar alguns dos males que gerou, males que desaparecerão todos com o progresso moral.

De duas nações que tenham chegado ao ápice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legítima acepção do termo, aquela onde exista menos egoísmo, menos cobiça e menos orgulho; onde os hábitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais; onde a inteligência se puder desenvolver com maior liberdade; onde haja mais bondade, boa fé, benevolência e generosidade recíprocas; onde menos enraizados se mostrem os preconceitos de casta e de nascimento, por isso que tais preconceitos são incompatíveis com o verdadeiro amor do próximo; onde as leis nenhum privilégio consagrem e sejam as mesmas, assim para o último, como para o primeiro; onde com menos parcialidade se exerça a justiça; onde o fraco encontre sempre amparo contra o forte; onde a vida do homem, suas crenças e opiniões sejam melhor respeitadas; onde exista menor número de desgraçados; enfim, onde todo homem de boa-vontade esteja certo de não lhe faltar o necessário.


=======
outros
=======


posted by grupo espirito  # 4:38 AM

Archives

August 2004  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?